terça-feira, 3 de agosto de 2010

Remédios e Fórmulas para emagrecer



Perder aqueles quilinhos indesejado é um dos grandes desejos da maioria das mulheres. O remédio para emagrecer se torna uma tentação. Mas será que vale a pena? Veja os prós e contra e todos os detalhes dessa "mágica"

Noradrenalina, esse é o nome da "mágica" . Um hormônio que age no centro da fome, lá no cérebro, controlando o apetite. E as anfetaminas cuidam dessa tarefa, aumentando a quantidade desse hormônio no seu corpo. Anfepramona, fenproporex e manzidol compõem a família dessa substância química, que ganhou fama por combater a obesidade controlando a gula. O problema é que junto com um apetite magrinho vem uma lista extensa de reações desagradáveis – boca seca, alterações de humor, dor de cabeça, insônia, taquicardia, euforia, falta de ar, hipertensão, irritação, dependência (quanto mais você toma, mais precisa), prisão de ventre, depressão, crises de ansiedade e pânico, além de possíveis danos à glândula tireóide.


Ao parar de ingerir as pílulas, grande parte das pessoas que escolheram o caminho dos remédios recuperou os quilos perdidos. E não é só isso, o ponteiro da balança subiu mais do que antes.

Confiar a sua transformação a um medicamento quase sempre acaba em frustração. “Quem recorre aos remédios sem mudar seu estilo de vida, ou seja, adotar uma alimentação equilibrada e dar um basta no sedentarismo, fica à mercê do efeito sanfona, pior, do efeito espiral, já que o ganho de peso é ainda maior”, adverte Henrique Suplicy, presidente da Abeso. Táki Cordás, psiquiatra do Ambulatório de Anorexia e Bulimia do Hospital das Clínicas, também em São Paulo, explica: “Quando você suspende a droga, o apetite aumenta”. Sem falar que o emagrece-e-engorda não rende apenas estrias e flacidez na pele, mas pode provocar também problemas para o seu coração. “As grandes oscilações no peso são mais nocivas à saúde do que um pequeno excesso de gordura”, avisa Alfredo Halpern, do Ambulatório da Síndrome Metabólica e Diabetes do Hospital da Clínicas de São Paulo.

CUIDADO COM AS FÓRMULAS PARA EMAGRECER, ELAS PODEM COLOCAR SUA SAÚDE EM RISCO!

São coquetéis contendo várias substâncias: derivados de anfetamina, laxante, diurético, ansiolítico, antidepressivo, tranqüilizante, produtos vegetais, fenilpropanolamina, efedrina, aminofilina, cafeína e Hormônios tireoidianos.

As fórmulas para emagrecer são vistas como soluções rápidas para resolver o problema de excesso de peso. Além do risco de "efeito sanfona" (engordar e emagrecer em curto espaço de tempo), esse tipo de medicamento pode causar danos à glândula tireóide e causar até mesmo a morte.

Embora seja proibido pela Anvisa manipular medicamentos com os hormônios da tireóide (T3 e T4) e fármacos similares (Triac), muitos médicos usam essas substâncias em remédios para emagrecer. Além de criminosa essa atitude coloca sua saúde em risco. No primeiro momento você perde peso pois o metabolismo fica acelerado em um quadro provocado de hipertireoidismo. Ao parar de tomar a fórmula, vem o rebote: a tireóide fica desregulada e trabalha mais lentamente, como no hipotireoidismo e com isso, o peso não tarda a subir.

O USO DE PÍLULAS PARA EMAGRECER É UMA DAS CAUSAS DO HIPERTIREOIDISMO INDUZIDO

Pesquisa realizada em uma das faculdades do Rio de Janeiro com 1299 brasileiras acima de 35 anos revelam um aspecto preocupante: 12,3% das entrevistadas sofrem de hipotireoidismo espontâneo, ou seja, sua glândula tireóide produz pouco hormônio (T3 e T4). A maioria delas não tinha conhecimento disto. O que foi constatado também é que 34% das mulheres que participaram da pesquisa usaram em algum momento fórmulas para emagrecer que continham hormônio tireoidiano.
As que utilizaram esse medicamento nos últimos meses apresentaram supressão do hormônio TSH (controla o funcionamento da tireóide). Como consequência desse desequilíbrio ocorre um aumento do hormônio tireoidiano, que leva ao hipertireoidismo induzido.

A verdadeira fórmula para emagrecer não é mágica e continua sendo a mesma:
Atividade física regular e alimentação balanceada.

Fonte: Site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
          Site Abril Saúde
          Revista Boa Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes


IMPORTANTE

Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis no Blog Estética e Saúde são de caráter infomativo.