quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

FEG - HLDG - Celulite

O termo "celulite" foi inicialmente utilizado na década de 20, há controvérsias quanto a utilização do termo em virtude de não se encontrar infiltrado inflamatório nas observações histopatológicas.
Existem outros termos para designá-la, tais como: lipodistrofia localizada, fibro edema gelóide, paniculopatia edermato - fibroesclerótica, paniculose, lipoesclerose nodular, lipodistrofia ginóide e o que mais se enquadra HIDROLIPODISTROFIA GINÓIDE (HLDG)


HIDRO - relativo a líquido, água;
LIPO - relativo a gordura;
DISTROFIA - desordem nas trocas metabólicas do tecido
GINÓIDE - forma de mulher


Os adipócitos (células de gordura) têm a função de acumular energia sob a forma de gordura para ser usada quando necessário pelo organismo. Estas células estão localizadas no tecido subcutâneo (camada mais profunda da pele)
A HLDG é um desequilíbrio do metabolismo lipídico (gordura) e fluxo hídrico (líquido) na mulher. Os adipócitos entram em um processo de hiperplasia, ou seja, aumentam em número e volume, ocorre um espessamento e a proliferação das fibras colágenas que provocam a obstrução do tecido, a drenagem linfática local é reduzida, ocorre o acúmulo de líquidos e proteínas nos adipócitos, os fibroblastos são "encarcerados"as fibras elásticas se rompem, as fibras colágenas e reticulares ficam esclerosadas (endurecidas) e comprimem os vasos e nervos deixando o tecido mal-oxigenado, subnutrido, desorganizado e com a elasticidade reduzida, podendo ocorrer a formação de nódulos dando aspecto de “casca de laranja".

Fatores pré-disponentes:
Sexo, raça, biotipo, hereditariedade, distribuição do tecido adiposo, disposição e sensibilidade dos receptores das células afetadas por hormônios.

Fatores desencadeantes:
hábitos alimentares irregular, tabagismo, estresse, álcool, diabetes, sedentarismo, transtorno vascular e circulatório, alterações hormonais e enzimáticas, contraceptivos orais, roupas apertadas.

A HLDG é classificada em quatro estágios/graus: I, II, III, IV, e determinadas em quatro tipos: flácida, dura, edematosa e mista.

Estágios/graus:

I
Fase inicial, a HLDG ainda não é percebida nesse estágio. O processo inicia-se internamente podendo ser visto somente sob palpação. Não apresenta sintomas.


II
Passam a ser visíveis e sentidas sob palpação. A pele ganha um aspecto acolchoado e com ondulações que se formam em consequencia do edema, do endurecimento das fibras e do acúmulo de substâncias no interior do tecido.




III
Aparecem nódulos bastante visíveis e que podem ser sentidos sem necessidade de palpação.
Ocorre um acúmulo hídrico e lipídico localizados, edema nos Membros Inferiores, microvarizes e associação de todos os sinais com a flacidez.


IV
Estágio mais avançado, considerado muitas vezes irreversível.
As fibras colágenas e elásticas se agrupam formando fibroses, as fibroses e nódulos de gordura comprimem os vasos sanguíneos prejudicando a circulação, ocorre diminuição das trocas metabólicas  acumulando toxinas, as terminações nervosas são comprimidas causando dor espontânea ou sob palpação.


Tipos:

Flácida - Aparecem com mais frequencia em mulheres sedentárias, que emagrecem e engordam rápida e constantemente. É comum ter a pele flácida nesse tipo de HLDG. Não é dolorosa e costuma ser associada a estrias.

Dura - Não é muito aparente. Pode acometer mulheres jovens que fazem exercícios físico regularmente, as pessoas com esse tipo de HLDG costumam ter músculos definidos, tecido firme e não apresentam sinais de flacidez. Algumas pessoas apresentam dor.

Edematosa - É o tipo mais grave por ser muito dolorosa, caracteriza-se por edemas e nódulos, é causada geralmente por distúrbios de metabolismo,  ovários, tireóide e diabetes. Está em um estágio intermediário entre flacidez e firmeza, aparece mais em mulheres mais velhas e/ou em estágios avançados da HLDG.

Mista - Incorpora características de alguns ou de todos os tipos.


Regiões mais acometidas







Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes


IMPORTANTE

Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis no Blog Estética e Saúde são de caráter infomativo.