sábado, 15 de janeiro de 2011

Tomate previne doenças vasculares





origem tomates
© istockphoto.com /lmsvail99


Eles são o fruto mais produzido no mundo e agora cientistas japoneses descobriram que os tomates contêm um nutriente que pode combater o aparecimento de doenças vasculares. A pesquisa, publicada na revista Molecular Nutrition & Food Research, revela que um composto extraído do fruto, o 9-oxo-octadecadienoico, tem propriedades antidislipidêmicas.


A equipe liderada por Teruo Kawada, da Universidade de Kioto, e apoiada pelo Programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Novas Iniciativas Bioindustriais do Japão, focou sua pesquisa nos extratos que combatem a dislipidemia, condição causada por uma quantidade anormal de lipídios, como colesterol ou gordura, na corrente sanguínea.

“A dislipidemia em si normalmente não causa sintomas”, disse Kawada. “No entanto ela pode levar a doenças vasculares sintomáticas, como arteriosclerose e cirrose. Para evitar essas doenças é preciso evitar o acúmulo de lipídos”.

Já se sabe que o tomate contém muitos compostos benéficos para a saúde. No estudo em questão a equipe analisou o ácido 9-oxo-octadecadienoico para testar as suas pontenciais propriedades contra a dislipidemia.
Descobriu-se que o composto melhora a oxidação de ácidos graxos e contribui para a regulação do metabolismo lipídico hepático.

“Encontrar um composto que ajuda na prevenção de doenças crônicas relacionadas à obesidade é uma grande vantagem na luta contra essas doenças”, concluiu Kawada. E isso também significa que o tomate permite que as pessoas gerenciem com facilidade o aparecimento ou não da dislipidemia através de sua dieta diária”.


Editores do HowStuffWorks.  "HowStuffWorks - O tomate é uma fruta ou um legume?".  Publicado em 16 de dezembro de 2010  (atualizado em 24 de dezembro de 2010) http://lazer.hsw.uol.com.br/tomate-fruta-legume.htm  (01 de fevereiro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes


IMPORTANTE

Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis no Blog Estética e Saúde são de caráter infomativo.