terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Toxina Botulínica - Botox®

O que é Botox

Botox® é uma marca registrada da toxina botulínica A. Botulismo é uma forma de envenenamento alimentar que ocorre quando alguém come algo que contenha a neurotoxina produzida pela bactéria clostridium botulinum. Toxina botulínica A é uma das neurotoxinas produzidas pela bactéria clostridium botulinum.

O sintoma mais grave do botulismo é a paralisia, que em alguns casos se mostrou fatal. As toxinas botulínicas se ligam às terminações nervosas. Existem sete tipos, de A a G. Ocorrendo essa ligação a acetilcolina, neurotransmissor responsável pelo acionamento das contrações musculares, não pode ser liberado. Uma série de proteínas, VAMP, sintaxina e SNAP-25, são essenciais para a liberação da acetilcolina. Determinadas toxinas botulínicas atacam essas proteínas. A toxina botulínica A (Botox) afeta a SNAP-25.

Basicamente, as toxinas botulínicas bloqueiam os sinais que normalmente diriam aos seus músculos para contraírem. Vamos dizer, por exemplo, que ele atacasse os músculos do seu peito, isso poderia ter um impacto profundo na sua respiração (veja Como funcionam os pumões). Quando as pessoas morrem de botulismo, os músculos respiratórios são paralisados de maneira que fica impossível de respirar.

Termos relacionados
  • Botulismo - envenenamento alimentar causado pela ingestão da neurotoxina produzida pela bactéria clostridium botulinum, caracterizado pela paralisia, pode ser fatal.
  • Blefaroespasmo - contração espasmódica involuntária de determinados músculos dos olhos.
  • Distonia cervical - distonia da área do pescoço.
  • Distonia - estado de tensão muscular em qualquer músculo resultantes a danos causados pela movimentação voluntária das pessoas.
  • Neurotoxina - qualquer toxina que atue especificamente no tecido nervoso.
Fonte: Stedman's Medical Dictionary

Neste ponto, você pode estar imaginando por que alguém desejaria injetar a toxina botulínica em seu corpo. A resposta é simples: se uma área do corpo não pode se mover, ela não pode enrugar.

Botox no corpo

Botox®, toxina botulínica tipo A, tem sucesso ao ser utilizado para tratar o blefaroespasmo, estrabismo e distonia cervical - todas são condições que, de alguma forma, envolvem espasmos, contrações involuntárias dos músculos.


Imagem cedida Geek Philosopher
A pele ao redor dos olhos não fica lisa para sempre, pois a utilização repetitiva dos músculos causam franzimento e, conseqüentemente, rugas.
Após a toxina botulínica ter sido injetada nos músculos afetados, os espasmos ou contrações são reduzidos ou eliminados juntos. Os efeitos do tratamento não são permanentes, há declarações que eles duram de três a oito meses. Ao injetar a toxina botulínica diretamente em um determinado músculo ou grupo muscular, o risco dela se espalhar para outras áreas do corpo é bem diminuído.

O Botox® cosmético é utilizado com sucesso para tratar das linhas glabelares (franzimento) graves e é aprovado para ser utilizado em pacientes adultos até 65 anos de idade. Também uma forma de aplicação de toxina botulínica do tipo A, é quando o Botox® cosmético é injetado nos músculos ao redor da área marrom, por exemplo, aqueles músculos não podem ser "enrugados" por um período. Eles estão paralisados. Então, as rugas nesta área, geralmente chamadas de sulcos ou linhas de franzimento, temporariamente desaparecem.

Efeitos colaterais

  • Disfasia
  • Infecção do aparelho respiratório superior
  • Dor de cabeça
  • Dor no pescoço
  • Ptose
  • Contusão/dor nos locais da injeção
  • Náusea
Outras aplicações para o Botox® estão atualmente sob investigação. Relatou-se que a disfonia espasmódica, um distúrbio neurológico que afeta os músculos da laringe, responde bem ao tratamento com Botox®. Também foi utilizado para tratar outras distonias, como cãibra do escritor, bem como espasmos faciais, tremores de cabeça e pescoço e hiperhidrose suor excessivo. Um estudo recente foi realizado para observar sua utilização no tratamento da dor crônica do pescoço e nas costas.



Atenção aos participantes das festas
A Administração Americana de Remédios e Alimentos (FDA) emitiu declarações de atenção sobre os possíveis danos das "Festas do Botox®. Se utilizados para tratar problemas médicos como o blefaroespasmo, estrabismo ou preocupações cosméticas como os sulcos, uma injeção de Botox® é um procedimento médico que deve ser realizado em um ambiente médico controlado. De acordo com o FDA, a administração deste tratamento durante uma festa com drinques diminui muito a seriedade deste procedimento. Sempre existe o risco de reações adversas ou efeitos colaterais após uma injeção de Botox® de maneira que os pacientes precisam estar em um ambiente médico que seja equipado para lidar com situações de emergência. E, a ingestão de álcool no momento ou próximo do momento da injeção poderia piorar qualquer possível complicação.


Katherine Neer.  "HowStuffWorks - Como funciona o Botox".  Publicado em 24 de agosto de 2001  (atualizado em 12 de março de 2009) http://saude.hsw.uol.com.br/botox1.htm  (31 de janeiro de 2011)



Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes


IMPORTANTE

Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis no Blog Estética e Saúde são de caráter infomativo.