segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dormir bem é preciso



Autor: DRA. ANA ZENI

         Já é tarde da noite e você vai para a cama, esgotado com as tarefas do dia e louco para repor as energias com uma tranqüila noite de sono. Mas essa vontade de dormir logo vira tortura – o sono não vem, você fica inquieto e remexe-se de um lado para o outro, enquanto pensamentos embaralhados atormentam sua mente.
Convém lembrar que a insônia não é definida pela duração do sono, pois o tempo de sono necessário varia muito de um indivíduo para o outro. Os estudiosos definem insônia como a dificuldade de iniciar ou manter o sono, o que acarreta a diminuição da qualidade de horas dormidas. Mas, porque a gente precisa dormir? O que se sabe é que o sono tem poder restaurador, no sentido de repor as energias e garantir bem-estar no dia seguinte, e que a falta de sono acarreta inúmeros problemas que variam desde uma simples dificuldade de concentração até dificuldade para perder peso.
         Segundo o Dicionário de Psiquiatria, o sono é um estado em que nossa consciência diminui espontaneamente, quando então passamos a reagir menos aos estímulos externos. É o inverso do estado de vigília e um período de descanso para o corpo. Para os estudiosos da mente, deixar de dormir está muito relacionado com quadros de ansiedade e estresse.


DICAS PARA DORMIR MELHOR


Quem já sofreu de insônia, pelo menos uma vez na vida, sabe: o pior programa noturno é “contar carneirinhos”. Para passar longe deles, seguem algumas dicas e conselhos úteis.

Bebidas alcoólicas: algumas pessoas optam por beber enquanto o sono não vem. Péssima idéia. Além de o álcool fazer mal à saúde, o sono pode demorar cada vez mais para chegar ou ser de má qualidade.

Televisão: os médicos aconselham aos insones que retirem a televisão do quarto. Se estiver passando algum programa interessante, será difícil começar a dormir ou continuar o sono interrompido.

Chás: os especialistas confirmam que uma xícara de chá antes de dormir é bastante indicado para incentivar o sono, desde que não sejam chás estimulantes. Além de fazer bem para. Mas cuidado com o excesso de líquidos ou comida no estômago. Isso pode causar mal-estar e atrapalhar o sono.

Livros: os livros interessantes, que prendem a atenção do leitor, devem ficar longe da cama do insone. Este pode se empolgar e só dormir quando terminar a leitura. Os especialistas aconselham a usar a cama apenas o sono e sexo.

Cigarro: assim como o consumo de bebida alcoólica, o cigarro também deve ser esquecido durante a noite, pelo menos enquanto a pessoa estiver procurando dormir.

Horas de sono: durma apenas o tempo suficiente para se sentir bem. Ficar na cama mais do que o necessário pode fragmentar ou impedir o sono na noite seguinte. E só vá para a cama se estiver com sono.


Horários: procure manter horários regulares para deitar e acordar. Isso ajuda a manter o ritmo biológico que controla o sono.


Ambiente: os sons e a luminosidade interferem no sono. Para dormir, precisamos de uma temperatura agradável e de um ambiente silencioso. Além disso, seu colchão tem de ser confortável. O uso de tampões de ouvido ou máscaras para dormir pode amenizar alguns problemas do ambiente que interferem no sono.

Exercícios: pratique exercícios regularmente, sem excesso, mas só faça exercícios vigorosos pelo menos três horas antes de ir para a cama.

Evite: se quiser dormir bem, você não deve cochilar por longos períodos durante o dia (vinte minutos após o almoço é o ideal) nem consumir drogas, ou tomar café ou outras bebidas com cafeína (refrigerantes, chá-preto, chimarrão, achocolatados) após as 15 horas. O uso de tranqüilizantes só pode ser feito sob orientação médica.

/medicina-artigos/dormir-bem-e-preciso-941079.html

Perfil do Autor

Formada em Medicina pela Universidade Oeste Paulista, a Dra. Ana Carolina Zeni, possui diversos cursos de Pós-graduação em Medicina Preventiva e Estética no Brasil e no exterior. 


- Membro da Internacional Academy of Cosmetic Surgery
- Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina
- Membro do Capítulo Brasileiro de Medicina e Cirurgia Estética
- Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Plástica Estética
- Membro da International Association of Aesthetic Medicine
- Membro da Associação Médica Brasileira de Oxidologia
- Membro da Sociedade Ibero-Americana de Carboxiterapia
- Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética
- Membro do Colégio Brasileiro de Medicina Antienvelhecimento e Longevidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes


IMPORTANTE

Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis no Blog Estética e Saúde são de caráter infomativo.