terça-feira, 4 de outubro de 2011

ÁCIDOS: Glicólico, Mandélico, Retinóico, Tioglicólico, Hialurônico, Azelaico.

Ácido Quem?


Autor: DRA. ANA ZENI

          Pois é, eles poderiam se chamar Ácido Maria, Ácido Carla ou José, mas infelizmente seus nomes algumas vezes são complicados e capazes de confundir até a cabeça dos consumidores mais atentos. Com o aumento da tendência das pessoas em cuidarem do visual e da auto estima, os ácidos tem sido os grandes aliados nesta busca incansável.
Os laboratórios farmacêuticos investem a cada dia na busca por novos produtos e tecnologias de absorção para cremes com fins estéticos. O caso dos dermocosméticos é um exemplo, eles agem atingindo camadas específicas da pele por meio da sua composição e concentração, possuindo um maior desempenho que os demais. Para não ter medo de experimentá-los, é preciso que você saiba do que se trata. O creme errado, assim como o remédio pode ser fatal à saúde da sua pele. Segue um pequeno resumo sobre o que são e para que servem os principais ácidos contidos na maioria dos cremes. Vale lembrar que, sua utilização deve ter a indicação correta e para isto, nada melhor do que consultar seu médico de confiança.

Ácido Glicólico
Muito usado no tratamento da acne, queratoses, manchas e para atenuação de rugas finas e linhas de expressão. Quando aplicado sobre a pele provoca uma vasodilatação, diminuindo sua espessura e estimulando a síntese do colágeno.

Ácido Mandélico
Este ácido age auxiliando a remoção  das células mortas da superfície da pele evitando a obstrução dos poros, responsáveis por impedir a hidratação. Essa esfoliação leve, seguida de uma boa hidratação ajuda no reparo do tecido celular danificado, resultando em uma pele saudável e macia.

Ácido Retinóico
Além da sua ação esfoliante e auxiliar na redução das rugas e linhas de expressão este ácido é freqüentemente usado no tratamento da acne, por impedir a formação de comedões (cravos) e na prevenção do fotoenvelhecimento cutâneo, além de aumentar a produção de novas fibras de colágeno e o fluxo sanguíneo promovendo uma maior permeabilidade da epiderme (primeira camada da pele). Não deve ser usado durante a gravidez e pode provocar alterações  na pigmentação da pele, inchaços,  formação de crostas e irritação. Só deve ser vendido sob prescrição médica.

Ácido Tioglicólico
Segundo alguns trabalhos científicos, como o de Schoden, em 1960, o ácido tioglicólico possui grande afinidade pelo ferro tendo a capacidade de quelar o ferro da hemossiderina, sendo hoje, uma potente arma no combate às pigmentações cutâneas derivadas da mesma. Este ácido tem se mostrado bastante eficaz nas manchas que outrora se mostravam resistentes à despigmentantes convencionais. Hoje, é usado para tratar algumas pigmentações resistentes como no caso das olheiras. Utilizado em peelings nas hiperpigmentações pós escleroterapia, pós-cirurgias e pós-traumas.

Ácido Hialurônico
É considerado um hidratante fisiológico. Este ácido age  aumentando o tônus da pele, e protegendo os tecidos impedindo a difusão de toxinas, Sua propriedade peculiar é a de ação retentora de água, dando-lhe altíssimo poder hidratante e possibilitando sua ação como um formador de filme protetor e suavizante da pele.

Ácido Azeláico
Este ácido possui uma ação antibacteriana e antiqueratinizante muito potente. Seu efeito anti-acne ocorre através da inibição a proliferação de microrganismos aeróbicos e anaeróbicos. Atua como um indutor da  interrupção  da hiperatividade de melanócitos (pigmento responsável pela maioria das manchas), auxiliando no tratamento do melasma. Possui ainda uma poderosa ação antioxidante.

Bom, agora que você já sabe do que se trata não vai mais cair no conto do “creme milagroso”. Cada um tem a sua indicação, inclusive com relação a sua concentração. Preste muita atenção quando comprar um cosmético, para ter certeza de que não estará tratando algo que não existe. E claro, lembre-se de que para resultados satisfatórios é muito importante seguir a risca as prescrições médicas.

/medicina-artigos/acido-quem-941022.html

Perfil do Autor

Formada em Medicina pela Universidade Oeste Paulista, a Dra. Ana Carolina Zeni, possui diversos cursos de Pós-graduação em Medicina Preventiva e Estética no Brasil e no exterior.

- Membro da Internacional Academy of Cosmetic Surgery
- Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina
- Membro do Capítulo Brasileiro de Medicina e Cirurgia Estética
- Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Plástica Estética
- Membro da International Association of Aesthetic Medicine
- Membro da Associação Médica Brasileira de Oxidologia
- Membro da Sociedade Ibero-Americana de Carboxiterapia
- Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética
- Membro do Colégio Brasileiro de Medicina Antienvelhecimento e Longevidade

2 comentários:

  1. Para peles claras com Fitzpatrick do I ao V, qual o melhor ácido para Peeling, o ácido mandélico a 30% ou ácido retinóico a 5%? Para o dorso das mãos, os dois áciso são indicados, e qual o tempo de aplicação do produto?

    ResponderExcluir
  2. Qual acido combina com qual? Qual posso usar pela manha c o retinol a noite? O retinol combina usando ele a noite e pela manha o hialuronico?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes


IMPORTANTE

Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis no Blog Estética e Saúde são de caráter infomativo.